Gestão de Riscos: segredo do sucesso na gestão de negócios.

Gestão de Riscos: segredo do sucesso na gestão de negócios.

De acordo com a última pesquisa do SEBRAE, 73% das empresas do Brasil sobrevivem depois de dois anos de existência (levantamento realizado em 2006 e divulgado no ano passado).
Por mais experiência e qualificação que tenhamos, sempre estaremos sujeitos a erros, pois sempre há risco nos investimentos realizados. Empreender significa correr riscos, pois sempre existirão as variáveis externas ao negócio (aquelas em que não podemos exercer influência), como por exemplo, a situação econômica global, políticas tributárias, políticas monetárias (interna e externa), etc.
Para o empreendedor, a gestão dos riscos é o grande desafio.
Pesquisar, planejar, acompanhar as ações, ter um plano de contingência, realizar uma gestão sustentável, voltada para a inovação e o desenvolvimento constante, assim como ter planejamento financeiro e tributário, são ações fundamentais para enfrentar tal desafio.
A gestão do negócio será feita pelo empreendedor, sócios, gestores, que poderão contar com a contratação de colaboradores qualificados e de consultores especializados, para que a empresa reúna a competência (perícia) necessária.
Se optar pela contratação de consultoria externa, o empreendedor terá à diposição experiência diversa, formação multidisciplinar, visão diferenciada, que será ideal para identificar, implantar, recomendar as melhores ações, orientando para a correta tomada de decisão.
Cria-se uma nova célula formada pelo cliente e pelo consultor: uma equipe que formatará, conduzirá e implantará o projeto contratado, que terá início, meio e fim.
Um projeto de consultoria é composto das etapas: diagnóstico, implantação e acompanhamento e gerará, portanto, qualificação e resultados incrementais ao negócio.

Zuleica Klauck, Diretora da TotalBIZ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *