A hora e a vez dos talentos.

A hora e a vez dos talentos.

Em 2008 em plena crise econômica mundial, perguntei para um respeitado economista, de renomada instituição de ensino em nível Nacional,  qual o rumo dos fatos, dos acontecimentos.

Sua resposta foi: “cenário de completa incerteza! Ninguém sabe o que acontecerá, não há como prever!”

Fiquei realmente apreensiva. Eu estava prestes a empreender. Então, sem informação precisa, me perguntei: “qual foi o ano que não começou com metas agressivas, escassos recursos, objetivos sobre fazer mais com menos?”

Neste panorama, em 2009, decidi iniciar as atividades de minha empresa.

E, ano a ano, foi assim. E a economia cresceu e  houve desenvolvimento. O meu projeto tornou-se uma empresa que completará cinco anos em 2014.

É um exemplo de que podemos fazer!

Estamos agora encerrando 2013 e planejamos o nosso próximo ano: 2014 com Copa do Mundo e eleições. Já tivemos esse cenário?  Sim, também já tivemos.

Entretanto, a Copa do Mundo é no Brasil e isso envolve muitas e novas oportunidades de trabalho, desenvolvimento, aprendizado.

Então, como nos prepararmos? O que deve e o que pode ser feito?

É chegada a hora e  a vez dos talentos. Os recursos humanos, as pessoas,  têm capacidade de criar, pensar, implementar, monitorar, reagir, inovar. É momento de agirmos estrategicamente através de:

. criação de novos produtos – ampliação de mix de produtos e serviços;

. estabelecimento de alianças estratégicas – consolidação de parcerias;

. treinamento e integração de colaboradores;

. desenvolvimento de lideranças – diretrizes da organização  colocadas em prática com eficácia;

. utilização da tecnologia como forte aliada;

. criação de comitês de gestão formados por consultores internos e externos – melhoria nos processos e prospecção de oportunidades.

Então, mãos à obra. Sem receios para agir e conquistar clientes e novos mercados. Que venham o risco, o trabalho e o sucesso chamado 2014.

Zuleica Klauck, Diretora da TotalBIZ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *